quinta-feira, 28 de maio de 2009

Entrevista!

No primeiro semestre do nosso curso fizemos na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica, um trabalho sobre a Ilha Desconhecida, de José Saramago, sob a orientação da querida professora (e agora amiga) Lisete Bertotto. Foi a primeira criação que fiz no PEAD e admirei demais aquele meu trabalho, realmente me apaixonei por ele. Depois, em nosso segundo semestre, o professor Fernando Seffner, na interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, sugeriu para a nossa turma que escolhessemos e postássemos um assunto no Museu da Pessoa. Lembrando do meu trabalho, não pensei duas vezes: no mês de junho de 2007 enviei-o com orgulho ao Museu da Pessoa, modificando algumas coisas, e meu amado trabalho foi escolhido e colocado lá! Creio até que fui a única aluna do grupo a seguir a sugestão do professor Fernando. Coloquei este meu trabalho também na página da Wikistória.
No dia primeiro de outubro de 2007 tive uma grande surpresa ao receber este e-mail:

Memórias da Literatura para mim 01/10/07

Cara Janete,

Meu nome é Raphael Cerqueira. Sou produtor do programa "Memórias da Literatura" do Museu da Pessoa.
Trata-se de um programa de rádio sobre literatura que vai ao ar em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Tive acesso ao seu depoimento sobre o conto "A Ilha Desconhecida" do José Saramago e como fez um comparativo dele com sua vida e o texto a sensibilizou. Isso muito me interessou e gostaria de captar um depoimento seu para o programa. Você aceita?

Preciso apenas saber seus contatos e melhor horário para telefonar, caso aceite conceder um depoimento.

Muito obrigado! Aguardo contato !
Raphael Cerqueira
Produção - Memórias da Literatura
(11) 2144-7167


Fiquei muito admirada com o fato e escrevi para o professor Fernando que me sugeriu que eu não me negasse a participar da entrevista. Respondi ao e-mail. Quando o rapaz me telefonou, respondi aos seus questionamentos, concedendo-lhe a entrevista.

Na madrugada do dia 24 para o dia 25 de maio deste ano, navegando pela internet, tive uma grande surpresa: Vi que a entrevista havia sido colocada na página de Memórias da Literatura, em 25 de outubro de 2007!
Escrevi para o professor Crediné, professor Fernando e para a Lisete contando a novidade! Fiquei muito feliz com o ocorrido!
Olhem e escutem: Virei peça de museu!!