quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reflexão Individual.


Possibilidades de aprendizagem:
* Primeiramente tivemos que buscar em conjunto, através de discussões, uma boa questão de investigação, partindo das questões iniciais;
* Esta questão de investigação deveria ser bem elaborada por todo o grupo pois ela geraria o nosso PA.
* Em grupo isso tornou-se mais fácil; eu não estava mesmo conseguindo sozinha.
* Partindo da questão de investigação, elaboramos nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias;
* Realizando esses importantes passos, desenvolvemos nossas pesquisas;
* Através de nossas pesquisas, fomos confirmando se nossas certezas provisórias eram mesmo certezas;
* Através de nossas pesquisas e continuando nossas discussões, fomos sanando todas as nossas dúvidas;
* Estando as certezas confirmadas e as dúvidas respondidas, conseguimos responder também nossa questão de investigação;
* Fomos além do que esperávamos.


Dificuldades encontradas na metodologia:
Sinceramente, encontrei dificuldades apenas ao iniciar o PA, pois não tinha idéia de como planejar, como construir o nosso Plano de Ação. Construí-lo sozinha seria bastante difícil. Também senti dificuldades para definir nossa questão de investigação e foi o questionamento das colegas sobre nossas questões iniciais e a busca coletiva pela questão de investigação que me levou a tomar minha posição para o trabalho.

Vantagens desta metodologia sobre outras estratégias usadas por mim em minha prática de sala de aula:
*
As questões iniciais partem do interesse da turma;
* Os próprios alunos se agrupam de acordo com seus interesses pelas questões iniciais;
* Os alunos têm a liberdade de escolha, podem se agrupar em uma pergunta que não partiu deles, se tiverem maior interesse por outras questões;
* Têm a oportunidade de interagir diretamente de acordo com seus interesses e não com assuntos impostos.

Creio que minha postagem no fórum em 06/11/2008 às 20:11:04 vem de encontro ao assunto desta postagem:
"Percebo que cada oportunidade que temos para realizar troca de experiências e vivências são momentos de grande riqueza para nossa vida profissional e também pessoal. Muitas vezes temos conceitos como absolutamente verdadeiros, mas ao confrontarmos com idéias e opiniões das colegas, com suas evidências e seus argumentos, vemos que não estávamos tão certas como pensávamos e que existem muitos caminhos para a aprendizagem. Uma pessoa sozinha olha para uma direção de cada vez, em um grupo são vários olhares e enfoques diferentes, pensamentos que podem ser organizados e reformulados, formando verdadeiras e sólidas redes de aprendizagens! Em grupo nossas expectativas são respondidas mais rapidamente.
Ao fazer minha reflexão para esta postagem, lembrei da fala da professora de psicologia, Ana Maria de Barros Petersen, em nossa primeira aula com ela, no dia 04 de setembro: Ela nos falou que a Escola trabalha mais com a TESE, partindo do conceito de como as coisas são, e que na ANTÍTESE partimos de como as coisas não são, colocando que a SÍNTESE é a tese mais a antítese, e isto sim é a formação do conhecimento! Em nosso PA fizemos isso ao escolhermos a questão de investigação, ao discorrermos sobre nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias e ao desenvolvermos todo nosso projeto.
É isso que vejo em se trabalhar em grupo: uma rede de aprendizagem favorecendo sobremaneira a construção do conhecimento e a aquisição de novas aprendizagens."

2 comentários:

Melissa disse...

E como foi trabalhar com seu grupo de PA deste semestre? Pensa que três componentes é um bom número para um grupo?
Beijos
Melissa

Unknown disse...

Oi Melissa!
Trabalhar com PA foi fantástico! Mas achei que três componentes é realmente um número pequeno para desenvolver um trabalho mais rápido e produtivo. Creio que com quatro ou cinco componentes formar-se-ia um grupo ideal!
O que vc acha?
Beijos.