domingo, 10 de agosto de 2008

Síntese-reflexão.

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

Ao preparar a síntese-reflexão pude primeiramente fazer uma análise de todas as minhas aprendizagens do quarto semestre, constatando a importância de cada interdisciplina abordada.
Todas as atividades propostas me fizeram refletir: Como elaboro o meu planejameto? Como eu realizava estas atividades há tempos atrás em minha turma? Como tenho feito hoje? Como deverei fazer no futuro depois de tudo o que tenho aprendido no curso?
Quero aproveitar bem as sugestões que nos passaram de sites e elaboração de materiais concretos e levá-los para minha prática pedagógica.
Tanto em Estudos Sociais como em Matemática estudamos conceito de espaço:
"O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo."
O que foi mais relevante para mim neste assunto, foi aprender que todas as etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, cujos estágios eu já havia aprendido na Matemática, também se aplicam nesta área do conhecimento, assim como em todas as outras.
Neste semestre ficou para mim mais claro do que nunca a importância que devemos dar as inter-relações de disciplinas e conteúdos e o cuidado que devemos ter com a elaboração de todo o planejamento, pois é devido a esta integração que o aluno aprende de maneira mais eficiente e lógica, mesmo que ele esteja passando por dificuldades pessoais e estes problemas na vida de nossos alunos existem e são diversos em nossas escolas municipais. Proporcionando ao nosso aluno esta integração, estaremos facilitando sua aprendizagem e compreensão, permitindo que ele esteja interagindo com o mundo em que vive, vendo que tudo a sua volta se completa.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Janete, penso que nessa postagem trazes as aprendizagens que percebeste, tanto no que se refere aos aspectos teóricos quanto à tua prática pedagógica. Interessante que a escrita possibilita, não somente tomarmos consciência do que aprendemos, mas também colocarmos novas perguntas, como fazes na tua postagem. Abração, Sibicca