Tivemos nossa quarta aula presencial. A primeira de Psicologia da Vida Adulta.
O professor Crediné disse que estamos demorando a desenvolver nossos trabalhos em Projetos de Aprendizagem e pediu que nos organizássemos melhor para agilizarmos estes trabalhos.
Passou a palavra para a professora Ana, de Psicologia.
A professora Ana falou que foi pena não ter sido possível nos conhecer antes de iniciarmos nossos trabalhos nesta interdisciplina.
Abordou vários conceitos muito importantes, mas o mais relevante para mim foi:
- O que ela falou sobre um inteligente amigo engenheiro, que ao ver o livro sobre o Construtivismo em seu carro, perguntou-lhe se ela também estaria estudando Engenharia ou Arquitetura, nos dizendo como nós adultos também partimos de nossos conhecimentos anteriores para construir novos conhecimentos, deduzindo coisas do que já sabemos.
- Falou que a Escola trabalha mais com a TESE, partindo do conceito de como as coisas são.
- Na ANTÍTESE partimos de como as coisas não são.
- E a SÍNTESE é a tese mais a antítese, e isto sim é a formação do conhecimento!
A pergunta que incomoda e irrita também nos faz refletir e aprender: O que está acomodado, se desacomoda, se desorganiza para então se acomodar e se reorganizar, de uma maneira mais completa.
- Projeto Temático: Estudo de determinados temas. Processo que envolve muitas transformações, onde a pessoa passa a conquistar a sua autonomia, a não depender dos outros para tomar suas decisões.
A Analissa expôs no telão uma síntese do nosso trabalho sobre Erikson. Fizemos a leitura de vários conceitos sobre "o que é ser adulto", agora em grande grupo, fazendo nova análise desses conceitos, (retirados de nosso primeiro trabalho).
Pudemos constatar que nesse momento tivemos uma maior criticidade quanto aos conceitos abordados.
Hoy, soy argentino desde niño :-)
Há um ano
2 comentários:
Oi Janete, trazes, nessa postagem, aspectos que te chamaram atenção na fala da professora Ana. Interessante pensar também como esses aspectos destacados te ajudam a pensar no teu processo de aprendizagem como adulta e dos teus alunos. Abração, Sibicca
Olá Janete !
O Grupo "Comportamento Infantil " - Pólo de Alvorada - da interdisciplina Seminário Integrador V - criou uma
ENQUETE para coletar dados para a PESQUISA realizada sobre as mudanças que afetam alunos quando ingressam a 5ª série do Ensino Fundamental.
PARTICIPE ! Sua opinião será de grande importância para o nosso trabalho !
Visite os endereços abaixo:
http://www.enquetes.com.br/index.asp?id=819090
http://comportamentoinfantil.pbwiki.com/
Obrigada pela atenção !
Abraços !
Kátia Diehl - Grupo: Comportamento Infantil
Postar um comentário