segunda-feira, 20 de abril de 2009

Aula presencial de 26 de março.

Na aula presencial de Questões Étnico-Raciais na escola – Sociologia e História, tivemos que levar um espelho e ficássemos em duplas. A idéia era que, nessas duplas, nos observássemos, num primeiro momento; em um segundo momento, observamos a colega. A seguir expressamos nossas impressões sobre a colega, e se desejássemos, poderíamos expressar essas impressões para o grupo maior.
Nesta atividade devíam ser observadas:
As características físicas relacionadas à imagem e auto-imagem corporal: formato do rosto, dos olhos, da boca, do nariz, das sobrancelhas; tipo de cabelo; cor da pele dos olhos e do cabelo.

A professora Zita nos estimulou a conversar sobre as características que gostamos e as que não gostamos de nossa própria imagem corporal, ligadas a nossa origem étnico-racial.

A aluna e colega Márcia comentou como ficou feliz que seus filhos nasceram clarinhos. Eu sempre achei que não sou racista, mas na hora que a colega falou isso também lembrei que gostei que nenhum dos meus quatro filhos têm o cabelo como o meu! Todos têm o cabelo mais fino e liso.

Fiz a dupla com a minha filha e ela me disse que eu poderia dizer para ela: "Eu sou você amanhã!" Mas ela não é tão baixinha quanto eu.

Foi uma atividade bastante interessante.

Nenhum comentário: