quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Literatura Infanto Juvenil

Após a aula de Artes Visuais, de onde saí com a cabeça cheia de sugestões e idéias, fomos até o Polo para assistirmos a aula de Literatura Infanto Juvenil. Eu não estava muito animada, pois não pensava poder aprender alguma coisa em uma primeira aula, depois de tantos anos lecionando e assistindo a cursos... Mas eu estava enganada! A alegria contagiante da professora Gládis ao falar, sua segurança, experiência e determinação, mexeu com todas nós! Falando sobre assuntos muito sérios, ao mesmo tempo em que nos fez rir bastante, mostro-nos formas inovadoras para a contação de histórias. Nos trouxe sugestões das mais variadas!
O vídeo das duas professoras, a má e a boa contadora de histórias, foi bastante interessante, fazendo-nos rir muito e refletir mais ainda.
Eu tenho um primeiro ano no turno da tarde e sempre penso que nossas aulas devem ser mágicas. E os momentos de contar histórias, então, devem realmente ser momentos de verdadeiro "encantamento". Sempre falo com meus alunos que é um momento para "viajarmos para dentro da história!"
Outra coisa que mudou também o meu pensar foi quando a professora Gládis falou sobre os livrinhos, porque tanto medo que os alunos os estraguem? Na segunda-feira mesmo, após contar uma história de um livro sem palavras (A flor do lado de lá), disse aos meus alunos que a partir daquele momento eles poderiam trocar seus livrinhos todos os dias na nossa "biblioteca da sala de aula". Eu mesma não esperava tamanha alegria da parte deles! Agora escreverei com total liberdade em meus planos de aula:
- Curtindo a leitura. Objetivos: Despertar o prazer pela leitura (o ler por ler); Formar leitores...
Tenho certeza de que este nosso terceiro semestre será ótimo e teremos muitas aprendizagens para colocarmos aqui.

Nenhum comentário: