domingo, 28 de outubro de 2007

Nossa ida a Bienal!

Na sexta-feira, dia 26/11, fui para a Bienal com meus alunos da Educação Especial.
Em muitos outros passeios que nossa Escola Especial fez, vários alunos faltaram. Na ida a Bienal, procurei enfatizar aos pais a importância desta visita, utilizando-me da fala de CAMNITZER, que achei de suma importância ao ler o material de Artes Visuais no Rooda: "Por que é importante levar os alunos a ver obras de arte? A presença material da obra é muito importante. É preciso ver a escala, a sutileza da cor, a textura, as mudanças causadas pela circulação ao redor dela, os ecos entre uma obra e outra – e nada disso um livro consegue reproduzir. Isso é muito importante, principalmente quando não existe uma experiência prévia." Coloquei essa palavras do autor com minhas palavras para os pais e tive uma grande surpresa: apenas um aluno meu faltou, e porque estava doente! Fiquei muito feliz e sei que foi um grande fruto do embasamento teórico deste curso.

Fiz com meus alunos do primeiro ano uma releitura do quadro de Renoir "A menina e seu gato". Sempre fiz releituras em sala de aula, mas agora meu olhar está mais amadurecido devido ao embasamento teórico que temos ganhado no Rooda. Também foi de
CAMNITZER a fala que responde a este questionamento: Qual deveria ser o principal objetivo do ensino de Arte nas séries iniciais?
"Ajudar o estudante a elaborar problemas e buscar soluções, fazendo com que ele pense e analise o desafio... a utilidade da atividade não está em fazer cópia ... há muito a especular e entender. Ou seja, o problema é ver o que acontece com a informação quando passa de um estado a outro e o que se perde, o que se ganha com esse processo, tornando-o mais interessante e fértil."
As obras dos meus alunos ficaram bem simples, mas posso dizer que ficaram lindas e cada um colocou algo de si em sua obra!

Nenhum comentário: