segunda-feira, 31 de março de 2008

Reflexão Avaliativa 1

Aprendizagens originadas a partir da elaboração do documento "Síntese do Portifólio de Aprendizagem":

Ao construir meu Portifólio durante o terceiro semestre, pensei já estar deixando pronta minha avaliação final. Pensei que ao término do semestre seria preciso apenas imprimir todo o Portifólio com todas as aprendizagens lá colocadas. Quando nos foi pedida a síntese, confesso que fiquei contrariada em ter que resumir ainda mais os relatos de minhas valiosas aprendizagens. Mas ao fazê-lo foi como revisar todo o conteúdo aprendido, pude refletir novamente sobre o que estudei no curso, refletir sobre minha trajetória durante todo o semestre e em como enriqueci minha prática pedagógica, aprimorando meus conhecimentos. As aprendizagens que então se destacaram para mim neste período de construção do Portifólio foram:
- A avaliação em Artes Visuais - onde tudo foi novo.
- Os três elementos organizacionais da Música: Melodia, Harmonia e Ritmo; os aspectos do som: Altura, Timbre, Intensidade e Duração, que se combinam para criar outros aspectos como: estrutura, textura e estilo, bem como a localização espacial (ou o movimento de sons no espaço), o gesto e a dança.
Não tinha percebido que todo este estudo não tinha ficado bem claro para mim e ao sintetisar meu Portifólio pude fixar melhor estes novos conceitos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Janete, penso que uma aprendizagem construída a partir da elaboração da Síntese foi a reflexão/revisão de conceitos trabalhados ao longo do semestre. Gostaria de destacar mais alguma aprendizagem significativa que foi construída nessa elaboração? Abração, Sibicca