sábado, 24 de novembro de 2007

Da teoria para a prática!

Nossa aula presencial de quinta-feira foi muito proveitosa e bastante divertida. Levei logo para minha prática em minha aula de sexta-feira os conceitos trabalhados. Colocarei aqui o comentário que fiz no fórum de Teatro (fiz um parecido no fórum de Literatura).

24/11/2007 10:33:24
JANETE DODDE DREYER

Olá pessoal!

Nossa aula presencial foi na quinta-feira.
Foi uma pena nossa turma não poder estar toda junta pois não tivemos a oportunidade de ver a contação de história do outro grupo...

Gostei muito de todas as sugestões do professor Sérgio e aproveitei algumas dicas para minha aula de sexta-feira.
Para minha contação de história, fiz o que o professor sugeriu: Dispus a turma em uma outra formação! Ficamos bem no meio da sala. Peguei os acessórios com os quais nosso grupo apresentou nossa contação de história Seis Pescadores Bobocas de Maria Clara Machado e contei a história para minha turma de primeiro ano na escola Rubaldo. Ficaram sentados como num teatro e esta mudança de espaço já foi algo que os mobilizou a ter sua atenção voltada para a história!
Quando nosso grupo bolou esta atividade, ela não me pareceu muito interessante, mas nosso objetivo era fazer uma contação diferente das que já tínhamos feito em sala de aula ou presenciado em qualquer outro local. Queríamos algo realmente inédito.
Qual não foi minha surpresa ao colocar em prática esta atividade e ver a grande atenção dos alunos e ao ver a surpresa que eles também tiveram por ser tudo diferente: espaço diferente e apetrechos utilizados!! Eles ficaram encantados com as coisinhas da contação e colaram seus olhinhos em cada detalhe! E eu me surpreendi, pois não esperava esta reação deles por causa daquelas coisinhas!
Isso me animou bastante a repensar outras contações com outros detalhes diferentes, utilizando diferentes espaços também. E quando é a gente mesmo que cria também é muito mais gostoso contar...

Um grande abraço a todos!


O que aprendi?
Mesmo depois de ter apresentado nossa contação de história, continuei achando que ela "foi meio bobinha", mas ao colocar em prática com meu primeiro ano e ver o grande sucesso que os pequenos detalhes fizeram (eles amaram cada uma das miniaturas da contação!) fiquei animadíssima em fazer outras contações pensando em utilizar coisas diferentes!
Como coloquei no fórum: É realmente muito mais gostoso e prazeroso contar o que a gente mesmo cria e ver a alegria estampada no rosto dos nossos alunos que ficam com seus olhinhos brilhando e com vontade de "eu quero mais"...

Um comentário:

elisabetebceron disse...

Olá Janete!
Adorei ler o teu relato, pois posso imaginar a riqueza deste momento que proporcionou aos teus alunos. É muito bom guando colocamos em prática o que aprendemos, pois com certeza é gratificante quando alcançamos os objetivos propostos utilizando formas diferentes de vivências pelos alunos.
Um Abraço!!