quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reflexão Individual.


Possibilidades de aprendizagem:
* Primeiramente tivemos que buscar em conjunto, através de discussões, uma boa questão de investigação, partindo das questões iniciais;
* Esta questão de investigação deveria ser bem elaborada por todo o grupo pois ela geraria o nosso PA.
* Em grupo isso tornou-se mais fácil; eu não estava mesmo conseguindo sozinha.
* Partindo da questão de investigação, elaboramos nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias;
* Realizando esses importantes passos, desenvolvemos nossas pesquisas;
* Através de nossas pesquisas, fomos confirmando se nossas certezas provisórias eram mesmo certezas;
* Através de nossas pesquisas e continuando nossas discussões, fomos sanando todas as nossas dúvidas;
* Estando as certezas confirmadas e as dúvidas respondidas, conseguimos responder também nossa questão de investigação;
* Fomos além do que esperávamos.


Dificuldades encontradas na metodologia:
Sinceramente, encontrei dificuldades apenas ao iniciar o PA, pois não tinha idéia de como planejar, como construir o nosso Plano de Ação. Construí-lo sozinha seria bastante difícil. Também senti dificuldades para definir nossa questão de investigação e foi o questionamento das colegas sobre nossas questões iniciais e a busca coletiva pela questão de investigação que me levou a tomar minha posição para o trabalho.

Vantagens desta metodologia sobre outras estratégias usadas por mim em minha prática de sala de aula:
*
As questões iniciais partem do interesse da turma;
* Os próprios alunos se agrupam de acordo com seus interesses pelas questões iniciais;
* Os alunos têm a liberdade de escolha, podem se agrupar em uma pergunta que não partiu deles, se tiverem maior interesse por outras questões;
* Têm a oportunidade de interagir diretamente de acordo com seus interesses e não com assuntos impostos.

Creio que minha postagem no fórum em 06/11/2008 às 20:11:04 vem de encontro ao assunto desta postagem:
"Percebo que cada oportunidade que temos para realizar troca de experiências e vivências são momentos de grande riqueza para nossa vida profissional e também pessoal. Muitas vezes temos conceitos como absolutamente verdadeiros, mas ao confrontarmos com idéias e opiniões das colegas, com suas evidências e seus argumentos, vemos que não estávamos tão certas como pensávamos e que existem muitos caminhos para a aprendizagem. Uma pessoa sozinha olha para uma direção de cada vez, em um grupo são vários olhares e enfoques diferentes, pensamentos que podem ser organizados e reformulados, formando verdadeiras e sólidas redes de aprendizagens! Em grupo nossas expectativas são respondidas mais rapidamente.
Ao fazer minha reflexão para esta postagem, lembrei da fala da professora de psicologia, Ana Maria de Barros Petersen, em nossa primeira aula com ela, no dia 04 de setembro: Ela nos falou que a Escola trabalha mais com a TESE, partindo do conceito de como as coisas são, e que na ANTÍTESE partimos de como as coisas não são, colocando que a SÍNTESE é a tese mais a antítese, e isto sim é a formação do conhecimento! Em nosso PA fizemos isso ao escolhermos a questão de investigação, ao discorrermos sobre nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias e ao desenvolvermos todo nosso projeto.
É isso que vejo em se trabalhar em grupo: uma rede de aprendizagem favorecendo sobremaneira a construção do conhecimento e a aquisição de novas aprendizagens."

domingo, 2 de novembro de 2008

Projeto de Aprendizagem - Resumo

Creio que conseguimos concluir nosso Projeto de Aprendizagem!
Nossas questões iniciais eram:
~~> Como se dá o desenvolvimento cerebral do feto?
~~> E quais as consequências na aprendizagem?
Como achamos que eram assuntos muito extensos, deixamos como questão investigação:
~~> Como ocorre o desenvolvimento do feto humano?
* Enfeitamos nosso FrontPage.
* Criamos uma Página de Início, com as questões inicias, a questão de investigação, certezas provisórias e dúvidas temporárias e colocamos um pequeno vídeo de sensibilização contra o aborto.
* Tivemos dificuldades em elaborar nosso Plano de Ação. No início não sabia muito bem o que planejar, mas aos poucos ele foi tomando corpo.
* Em nosso Diário de Bordo, fizemos um verdadeiro ping-pong. Muitas vezes realizávamos algo no projeto e esquecíamos de registrar logo no diário; tinhamos que voltar nele para fazer o registro num outro dia. Ontem nós o revisamos e nosso diário parece completo com um aspecto agradável de se ler.
* Nossa Página de Pesquisa ficou simples, mas bem elaborada. No início do projeto achei que seria muito fácil achar os conteúdos que precisávamos para a construção do projeto, mas não foi assim. Na web existem realmente muitas informações, mas temos que procurar com afinco para obter o que verdadeiramente precisamos.
* Utilizamos pouco o Fórum de Debates. Como somos apenas três integrantes no grupo, Fernanda, Jessica e eu, íamos complementando o nosso trabalho, uma "arrumando melhor" o que as outras faziam e assim nos entendendo muito bem.
* Já ao Fórum de Orientações nós estávamos sempre atentas ao que nossa professora e tutora poderiam nos solicitar. Cheguei a ficar irritada devido a professora Tania
sempre ver defeitos em nosso mapa, mas fomos refazendo, querendo acertar, a cada sugestão dela. Ou o mapa ficou realmente bom, ou a professora desistiu de nos pedir para refazer! Espero que tenha sido verdadeira a primeira hipótese.
* Nossos mapas conceituais, como falei anteriormente, foram trabalhosos para fazer no início, mas adorei aprender a trabalhar no CMap Tools. Foi fascinante aprender a colocar os recursos como imagens, vídeos e links para outras páginas. Fiquei triste em não conseguir colocá-lo
no Pbwiki com todos os recursos, mas fiz uma adaptação. Depois, falando com a Analissa, soube que ela conseguiu e colocou um tutorial sobre isso no Pbwiki. Vou estudar este tutorial para conseguir inserir nosso mapa com os devidos recursos em nosso projeto.
Fizemos o Mapa Conceitual Inicial cinco vezes!
Achando que nosso Segundo Mapa estava ficando completo, nós o concluímos gigantesco! Contamos então com a orientação rápida da Melissa em nos dizer que um mapa conceitual deveria ter uma aparência agradável de visualização, sugerindo que fizessemos nosso terceiro mapa mais simples como o primeiro, com link para o segundo, que o complementaria. Fizemos então no terceiro mapa um link para um mapa complementar, que ficou ainda mais aprofundado que nosso segundo mapa.
* Ficamos felizes com cada visita registrada em nosso Livro de Visitas e também gostamos muito de visitar todos os grupos, uns visitamos mais, outros menos.
Criamos também as seguintes páginas:
* Gestação - semana a semana;
* O Desenvolvimento Humano;
* A comunicação com o Feto;
* Descoberta Terrível.
Foram muitas as construções no decorrer deste projeto. Construções que me encantaram.
Estaremos ainda revendo o que fizemos e visitando os projetos dos outros grupos, esperando a finalização de todos os trabalhos.

domingo, 14 de setembro de 2008

Em 04/09/2008.

Tivemos nossa quarta aula presencial. A primeira de Psicologia da Vida Adulta.

O professor Crediné disse que estamos demorando a desenvolver nossos trabalhos em Projetos de Aprendizagem e pediu que nos organizássemos melhor para agilizarmos estes trabalhos.

Passou a palavra para a professora Ana, de Psicologia.
A professora Ana falou que foi pena não ter sido possível nos conhecer antes de iniciarmos nossos trabalhos nesta interdisciplina.
Abordou vários conceitos muito importantes, mas o mais relevante para mim foi:
- O que ela falou sobre um inteligente amigo engenheiro, que ao ver o livro sobre o Construtivismo em seu carro, perguntou-lhe se ela também estaria estudando Engenharia ou Arquitetura, nos dizendo como nós adultos também partimos de nossos conhecimentos anteriores para construir novos conhecimentos, deduzindo coisas do que já sabemos.
- Falou que a Escola trabalha mais com a TESE, partindo do conceito de como as coisas são.
- Na ANTÍTESE partimos de como as coisas não são.
- E a SÍNTESE é a tese mais a antítese, e isto sim é a formação do conhecimento!
A pergunta que incomoda e irrita também nos faz refletir e aprender: O que está acomodado,
se desacomoda, se desorganiza para então se acomodar e se reorganizar, de uma maneira mais completa.
- Projeto Temático: Estudo de determinados temas. Processo que envolve muitas transformações, onde a pessoa passa a conquistar a sua autonomia, a não depender dos outros para tomar suas decisões.
A Analissa expôs no telão uma síntese do nosso trabalho sobre Erikson. Fizemos a leitura de vários conceitos sobre "o que é ser adulto", agora em grande grupo, fazendo nova análise desses conceitos, (retirados de nosso primeiro trabalho).
Pudemos constatar que nesse momento tivemos uma maior criticidade quanto aos conceitos abordados.

domingo, 31 de agosto de 2008

Vida Adulta segundo Erikson.

Ótimas todas as leituras propostas para a realização do trabalho de psicologia:

"Introdução à Psicologia da Vida Adulta".


Com base nas leituras feitas, construí este quadro e espero ter contemplado todos os aspectos solicitados pela professora e ter atingido os objetivos propostos.

sábado, 30 de agosto de 2008

Terceira Aula Presencial.

Em 28 de agosto de 2008 tivemos nossa terceira aula presencial, onde fomos contempladas com a tríade: Projeto Pedagógico em Ação, Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental.
Primeiramente a professora Liliana, de Projeto Pedagógico em Ação, nos mostrou o novo Pbwiki, criado especialmente para as construções dos grupos em nossa rede de aprendizagens com nossos projetos. Falou-nos como é que deveremos utilizá-lo e ofereceu sua ajuda e a ajuda das tutoras para tirar qualquer dúvida e para o que precisássemos.
Depois apresentou-se a professora Maria Silvia, de Organização e Gestão da Educação, que retomou oralmente o texto que já trabalhamos e o quadro que fizemos como primeiras atividades, para que não ficasse nenhuma dúvida em relação aos conceitos abordados. Nos tranquilizou com sua paciência e domínio do assunto, incentivando-nos a prosseguir em nossas leituras e avançar em novos conhecimentos. Chamou muito a minha atenção sua seguinte fala: "Para entendermos como a Educação está hoje, devemos estudar os conceitos ao longo do tempo, conceitos historicamente contextualizados." E que o objetivo maior desta interdisciplina é "mexer com a gente" e não nos dar respostas prontas!
Finalmente a palavra foi dada à professora Neusa, de Organização do Ensino Fundamental, que parecia estar ansiosa em nos apresentar a interdisciplina, cheia de "gás" e alegria. Nesta apresentação, nos passou uma visão geral de todo o conteúdo que abordaremos neste semestre. Em sua fala, já pude ganhar um novo aprendizado: Estrutura estável são os burocratas e estrutura instável, os governos. As duas professoras nos passaram confiança e pareceu-me existir entre elas uma grande parceria. As duas interdisciplinas se completam!

sábado, 23 de agosto de 2008

Perguntas gerando Projetos de Aprendizagens.

Na aula presencial do dia 21 de agosto, nossa segunda aula, cheguei um pouco atrasada pois tinha entrega de boletins na Escola em que trabalho à tarde.
As colegas já tinham formulado suas perguntas e a professora Liliana juntamente com as tutoras estavam colocando estas perguntas no computador, projetando-as num telão onde todos pudéssemos ver. Os professores fizeram conosco a análise de cada uma para selecionarmos as que poderiam gerar bons Projetos de Aprendizagem. A análise foi trabalhosa e demorada, pois a maioria das perguntas rejeitadas eram defendidas por suas autoras e assim ficamos quase toda a aula nesta seleção e agrupamento de perguntas por assunto.
Finalmente, depois de um longo debate, cada aluna(o) escolheu sua pergunta e fomos nos colocando em cada grupo para depois elaborarmos nossa atividade à distância!

domingo, 17 de agosto de 2008

Aula Presencial

No dia 14 de agosto tivemos nossa primeira aula presencial deste quinto semestre.
Nesta aula realizamos uma atividade em grupo.
Neste trabalho tínhamos de analisar cinco diferentes propostas de atividades quanto ao nível de dificuldade (grau de complexidade), recursos necessários para sua realização, nivel de aprendizagem obtido pelo aluno, tipo de respostas dos alunos a cada atividade proposta e, por fim, deveríamos escolher uma dentre as cinco como "a melhor", justificando nossa resposta.
Nosso grupo chegou a conclusão de que a última atividade era a melhor pois, além do aluno aprender através de pesquisa e interação, ele também socializava sua aprendizagem, ocasionando assim a construção de mais conhecimento.
"Socializar a aprendizagem"! Foi sobre este assunto que conversamos também ao finalizar nosso Workshop! Temos que levar a sério nossa Rede de Aprendizagens...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Refletindo sobre o planejamento do tempo.

O que eu descobri ao fazer o planejamento do meu tempo?

Em primeiro lugar devo dizer que, ao colocar meu tempo em uma tabela, pude analisar e "deletar" todo tempo ocioso que ainda me restava e assim me organizar bem melhor, distribuindo com cuidado o meu tempo. Pensei em minha rotina diária: O que faço desde o momento em que acordo até a hora em que vou dormir?

Neste primeiro semestre de 2008 minha vida foi muito corrida e eu não estava tendo tempo para nada, devido a doença do meu pai. Mas consegui alguém que cuide dele e espero ter um quinto semestre bem tranquilo!

Ao montar esta planilha, surgiram realmente alguns conflitos: Como aproveitar melhor meu tempo? Em quais horários posso planejar mais tranquilamente minhas aulas? Como distribuir minhas atividades de forma coerente e satisfatória? Perco muito tempo quando volto da escola? Demoro a iniciar minhas atividades do PEAD? Como continuar dando atenção a minha família? E aos meus amigos? Também não posso deixar de lado os meus animais...

O que eu achava que poderia fazer neste semestre e descobri que não tenho tempo disponível?
Desde que comecei a trabalhar na Escola Rubaldo, em fevereiro de 2007, engordei dez quilos, pois tenho comido muitas bobagens e me alimentado de forma errada. Estava pensando em frequentar uma academia, mas vi que será mais viável aproveitar a caminhada da volta da escola da tarde e me alimentar de forma mais correta.

Espero que mais nada de ruim aconteça com nenhum de nós e que possamos ter um semestre promissor. Que nada nem ninguém venha nos tirar o prazer de aprender!


domingo, 10 de agosto de 2008

O workshop.

Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?

A chegada ao local de nossa apresentação foi de bastante ansiedade. Com alegria, fomos recebidas pelo professor Crediné, pela tutora Simone Bicca, Cely e diretora Dóris. Abraços... Desabafos...
Cada uma de nós, alunas, nos "apossamos" logo de um computador para colocarmos nossos pps neles.
O ambiente estava muito agradável e aconchegante e todas nós, antes nervosas e ansiosas, nos sentimos bem tranquilas para expormos nossas aprendizagens.
Foi uma troca muito gostosa e produtiva.
Após cada apresentação, o professor Crediné e a Simone nos faziam refletir ainda mais com suas perguntas e colocações.
As aprendizagens mais relevantes a partir de minha apresentação foram:
-- > Importância da interação de interdisciplinas e globalização de conteúdos;
-- > Cuidado que devo ter na elaboracão do meu planejamento, seguindo este modelo de integração, utilizado pelo PEAD.
-- > Importância de uma constante avaliação de meu próprio trabalho como professora, não só como aluna e não apenas de meus alunos.
Após a intervenção do professor Crediné e da Simone:
-- > Análise de como era a escola do meu tempo de aluna.
-- > Como não reproduzir os erros do passado.
-- > Como interagir em redes de aprendizagens.
-- > Importância em socializar as aprendizagens.
-- > Pensar e repensar as práticas presentes, elaborando idéias para as práticas futuras.
-- > Como socializar as aprendizagens agora, tendo uma base segura para continuar fazendo após o término do nosso curso, formando uma verdadeira rede, comprometida com o ensino.
Ao finalizarmos nossas apresentações, ninguém foi logo embora, ainda ficamos um tempo conversando com o professor Crediné e a Simone. Foi uma conversa calorosa e emocionada sobre a Educação e suas tranformações e o que poderemos e deveremos fazer para sermos participantes ativos destas tranformações.
Foi uma noite muito gratificante.

Síntese-reflexão.

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

Ao preparar a síntese-reflexão pude primeiramente fazer uma análise de todas as minhas aprendizagens do quarto semestre, constatando a importância de cada interdisciplina abordada.
Todas as atividades propostas me fizeram refletir: Como elaboro o meu planejameto? Como eu realizava estas atividades há tempos atrás em minha turma? Como tenho feito hoje? Como deverei fazer no futuro depois de tudo o que tenho aprendido no curso?
Quero aproveitar bem as sugestões que nos passaram de sites e elaboração de materiais concretos e levá-los para minha prática pedagógica.
Tanto em Estudos Sociais como em Matemática estudamos conceito de espaço:
"O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo."
O que foi mais relevante para mim neste assunto, foi aprender que todas as etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, cujos estágios eu já havia aprendido na Matemática, também se aplicam nesta área do conhecimento, assim como em todas as outras.
Neste semestre ficou para mim mais claro do que nunca a importância que devemos dar as inter-relações de disciplinas e conteúdos e o cuidado que devemos ter com a elaboração de todo o planejamento, pois é devido a esta integração que o aluno aprende de maneira mais eficiente e lógica, mesmo que ele esteja passando por dificuldades pessoais e estes problemas na vida de nossos alunos existem e são diversos em nossas escolas municipais. Proporcionando ao nosso aluno esta integração, estaremos facilitando sua aprendizagem e compreensão, permitindo que ele esteja interagindo com o mundo em que vive, vendo que tudo a sua volta se completa.