sábado, 21 de fevereiro de 2009

Conceitos Estruturantes.

O que aprendi após a leitura do texto “Política Pública e Gestão da Educação em Tempos de Redefinição do Papel do Estado”

DEMOCRACIA - Conjunto de procedimentos para a formação de um governo, baseado fundamentalmente de escolha de representantes por meio do voto, obedecendo-se os critérios construídos para esta escolha e a noção de igualdade de peso entre todos os votantes.

ESTADO - Base da organização moderna que se configura nas instituições públicas governamentais organizadoras de todo o aparato político, representativo, econômico e jurídico da sociedade. Governo, poder público.

GLOBALIZAÇÃO - Processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política.

PARTICIPAÇÃO - É a meta do governo atual. Participação é comunicação, interatividade, envolvimento.

NEOLIBERALISMO - Designa a opção política de governos que defendem a necessidade de retirada da ação do Estado de determinadas áreas a fim de que se possa investir em outras, mais prioritárias. O Estado/Governo, privatizando certos setores, passa a terceirizar serviços, investindo financeiramente em outras áreas.

POLÍTICA - Ciência do governo das nações;
Arte de dirigir as relações entre os Estados;
Princípios que orientam a atitude administrativa de um governo;

POLÍTICAS EDUCACIONAIS - No momento, devido ao neoliberalismo, a política educacional passa a ter como referência a lógica empresarial, preocupada com a qualidade, entendida como produtividade. Mas será que esta preocupação é com a qualidade de ensino? Ou apenas com a autonomia financeira da Escola?

POLÍTICAS PÚBLICAS
- Visam garantir os direitos sociais conquistados ao longo dos tempos, organizando a vida pública.

Foi muito importante estudar estes conceitos para que nós nos familiarizássemos e nos apropriássemos deles, pois eles nos ajudarão a compreender e a nos posicionarmos como atores políticos no processo educacional.

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