Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
A chegada ao local de nossa apresentação foi de bastante ansiedade. Com alegria, fomos recebidas pelo professor Crediné, pela tutora Simone Bicca, Cely e diretora Dóris. Abraços... Desabafos...
Cada uma de nós, alunas, nos "apossamos" logo de um computador para colocarmos nossos pps neles.
O ambiente estava muito agradável e aconchegante e todas nós, antes nervosas e ansiosas, nos sentimos bem tranquilas para expormos nossas aprendizagens.
Foi uma troca muito gostosa e produtiva.
Após cada apresentação, o professor Crediné e a Simone nos faziam refletir ainda mais com suas perguntas e colocações.
As aprendizagens mais relevantes a partir de minha apresentação foram:
-- > Importância da interação de interdisciplinas e globalização de conteúdos;
-- > Cuidado que devo ter na elaboracão do meu planejamento, seguindo este modelo de integração, utilizado pelo PEAD.
-- > Importância de uma constante avaliação de meu próprio trabalho como professora, não só como aluna e não apenas de meus alunos.
Após a intervenção do professor Crediné e da Simone:
-- > Análise de como era a escola do meu tempo de aluna.
-- > Como não reproduzir os erros do passado.
-- > Como interagir em redes de aprendizagens.
-- > Importância em socializar as aprendizagens.
-- > Pensar e repensar as práticas presentes, elaborando idéias para as práticas futuras.
-- > Como socializar as aprendizagens agora, tendo uma base segura para continuar fazendo após o término do nosso curso, formando uma verdadeira rede, comprometida com o ensino.
Ao finalizarmos nossas apresentações, ninguém foi logo embora, ainda ficamos um tempo conversando com o professor Crediné e a Simone. Foi uma conversa calorosa e emocionada sobre a Educação e suas tranformações e o que poderemos e deveremos fazer para sermos participantes ativos destas tranformações.
Foi uma noite muito gratificante.
domingo, 10 de agosto de 2008
O workshop.
Postado por
Unknown
às
08:37
1 comentários
Marcadores: Avaliação do Eixo IV.
Síntese-reflexão.
Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
Ao preparar a síntese-reflexão pude primeiramente fazer uma análise de todas as minhas aprendizagens do quarto semestre, constatando a importância de cada interdisciplina abordada.
Todas as atividades propostas me fizeram refletir: Como elaboro o meu planejameto? Como eu realizava estas atividades há tempos atrás em minha turma? Como tenho feito hoje? Como deverei fazer no futuro depois de tudo o que tenho aprendido no curso?
Quero aproveitar bem as sugestões que nos passaram de sites e elaboração de materiais concretos e levá-los para minha prática pedagógica.
Tanto em Estudos Sociais como em Matemática estudamos conceito de espaço:
"O espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo."
O que foi mais relevante para mim neste assunto, foi aprender que todas as etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, cujos estágios eu já havia aprendido na Matemática, também se aplicam nesta área do conhecimento, assim como em todas as outras.
Neste semestre ficou para mim mais claro do que nunca a importância que devemos dar as inter-relações de disciplinas e conteúdos e o cuidado que devemos ter com a elaboração de todo o planejamento, pois é devido a esta integração que o aluno aprende de maneira mais eficiente e lógica, mesmo que ele esteja passando por dificuldades pessoais e estes problemas na vida de nossos alunos existem e são diversos em nossas escolas municipais. Proporcionando ao nosso aluno esta integração, estaremos facilitando sua aprendizagem e compreensão, permitindo que ele esteja interagindo com o mundo em que vive, vendo que tudo a sua volta se completa.
Postado por
Unknown
às
07:21
1 comentários
Marcadores: Avaliação do Eixo IV.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Banco de Atividades e Vídeos.
As páginas de sugestões que a equipe do Pead colocou a nossa disposição também é maravilhosa.
Algumas atividades eu já conhecia.
Espero que possamos acessá-las por um longo tempo.
Não consegui assistir a muitos dos vídeos, mas ainda pretendo fazê-lo.
Gostaria de deixar aqui também uma sugestão: Que leiam o livro que acho muito interessante Pensar é divertido de S. Koth, onde estão explicadas diversas atividades utilizando os Blocos Lógicos.
Postado por
Unknown
às
20:46
0
comentários
Marcadores: Matemática.
Mapas.
Não poderia terminar minhas postagens sem comentar sobre a aprendizagens com os mapas!
Quando conheci o Google Earth fiquei maravilhada.
Quando o Pead apresentou-me o Google Maps, também achei maravilhoso.
Fiz a atividade solicitada deste semestre, a EF12 - espaço e forma atividade 12, sem qualquer problema, pois já havíamos feito algo parecido em outro semestre.
O que foi mais relevante para mim nesta aprendizagem é o que farei com meus alunos no segundo semestre: Combinei com o professor de Informática da Escola e nossa primeira aula no laboratório de informática será a apresentação do Google Maps para meus alunos, onde eles terão a oportunidade de visualizar nosso planeta, procurando nosso continente, país, estado, cidade, até chegar ao bairro onde moram e estudam, e cada um irá procurar sua casa e identificar seu caminho de casa para a escola.
Todos os meus alunos da turma da tarde moram no mesmo bairro em que fica nossa escola.
Na escola em que leciono pela manhã acontece o contrário: apenas eu moro no mesmo bairro em que se localiza a escola.
A partir desta atividade tenho certeza que surgirão novas e grandes idéias.
Postado por
Unknown
às
19:57
0
comentários
Marcadores: Estudos Sociais., Matemática.
Materiais Didáticos.
Estes materiais didáticos nos foram apresentados e sugeridos ao final da página do índice de atividades.
Ábaco
O Material Dourado tem ao nosso alcance na biblioteca da escola.
Utilizei o Geoplano durante anos seguidos com minha turma de Educação Especial. Foi bom relembrar e principalmente conhecer os outros tipos que eu nunca tinha visto.
Mas relevante para mim foi retomar a importância do Ábaco! Agora no segundo semestre, logo na primeira semana, pretendo construir Ábacos com meus alunos, para revisar a Adição e a Subtração, tirando qualquer dúvida sobre o transporte e o retorno, antes de iniciar a multiplicação.
É muito bom ter ao meu alcance todas estas sugestões e as diversas maneiras de como posso construir e utilizar o Ábaco.
Será uma experiência nova para meus alunos!
Postado por
Unknown
às
17:57
0
comentários
Marcadores: Matemática.
Ciclo Hidrológico.
Achei esta imagem linda demais!
Quando vi a proposta de estudos sobre Ciclos da Natureza e que faríamos um projeto sobre o Ciclo da Água, fiquei um pouco contrariada, pois tinha trabalhado este tema com uma quarta-série e não achei que haveria alguma novidade. Mas o computador e a Internet são ferramentas preciosas demais, alargam tanto o nosso horizonte que ficamos viajando pelo tema na infinidade de sugestões que encontramos. No Ciclo Hidrológico existe uma riqueza tão grande de sugestões que deu até vontade de levar dias elaborando a atividade! Eu não sentia vontade de parar...
Sem modéstia, achei que meu trabalho ficou lindo e coloquei esta imagem aqui pois a adorei.
Sugeri para minha colega de quarta série vários sites que encontrei em minha pesquisa para elaboração desta atividade, que postei no Webfólio, para que ela trabalhe com sua turma.
As atividades que achei mais interessantes foram esta (animação do ciclo da água no planeta) e esta (animação do ciclo da água em um terrário). Encantei-me ao me deparar com elas.
É uma pena que em muitas escolas ainda não existam laboratórios de informática e é uma lástima que nas escolas em que eles existem, ainda não conseguimos utilizá-los plenamente da maneira que poderia e deveria ser explorado!
Nossos alunos só teriam a ganhar...
Postado por
Unknown
às
17:33
0
comentários
Marcadores: Ciências.
Espaço e forma.
Em espaço e forma tivemos que realizar muitas leituras, partipar de jogos sugeridos nas páginas de apoio e realizar diversas atividades. Todo o material de leitura e jogos utilizados como base foram interessantísimos.
Listo as atividades que nos foram solicitadas:
Atividade EF1
* Leitura do texto "Tem muita Matemática no lugar onde você vive";
* Questões para pensar e responder: "Como seus alunos vêem o mundo? E como o representam?";
Atividade EF2
* Manipulação de um objeto e sugestão de atividades que envolvam localização espacial;
* Leitura do texto "Espaço, Forma e Criança";
* Proposição de atividade;
Atividade EF3
* Pensando e propondo maneiras diferentes de classificar formas e objetos geométricos;
Atividade EF4
* Montar miniaturas reais e virtuais de objetos conhecidos;
Atividade EF5
* Utilização do geoplano para a primeira noção de área e perímetro;
* Elaboração de proposta para utilizar o geoplano ou malha quadriculada;
Atividade EF6
* Reconhecimento de padrões;
* Explicar o que é uma seqüência e criar um exercício como exemplo;
Atividade EF7
* Texto Nova Escola "Atividade sob medida";
* Pesquisar sobre grandezas, sistemas de medida e unidades de medida;
* Citar duas grandezas e, pelo menos, duas unidades de medida relacionadas a cada uma;
Atividade EF8
* Sugestões de atividades envolvendo medidas;
* Descrever grandezas que podem ser medidas em um objeto da casa, dizer como seria feita essa medição e para que serviria essa informação;
Atividade EF9
* Medidas e frações: outra ligação legal para a criação de atividades;
* Adaptação de atividade;
Atividade EF10
* Questão: "Como desenvolver a noção de fração com os alunos da série com a qual trabalho?";
Atividade EF11
* Brincando com labirintos;
* Leitura do texto "Diferentes tipos de problemas";
* Responder o que seria um problema não-convencional e criar um exemplo;
Atividade EF12
* Mapas;
Atividade EF13
* Estimar medidas... É possível trabalhar com estimativas para melhorar os "chutes"?;
Atividade EF14
* Operações com frações;
* Erros comuns nas operações com frações;
A atividade que mais gostei de fazer foi esta, sobre sólidos geométricos.
Todas as atividades me fizeram refletir: Como eu realizava estas atividades há tempos atrás? Como tenho feito hoje? Como deverei fazer no futuro depois de tudo o que aprendi?
Quero aproveitar bem as sugestões que estudamos nestas páginas.
Postado por
Unknown
às
16:27
0
comentários
Marcadores: Matemática.
Tempo e espaço.
Assunto muito vasto, confesso ainda não o ter trabalhado em minha sala de aula tanto quanto deveria.
Como já tinhamos visto na Representação do mundo pela Matemática, reforçamos o aprendizado de que "o espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo."
O que foi mais relevante para mim neste assunto, foi aprender que todas as etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, cujos estágios eu já havia aprendido na Matemática, também se aplicam nesta área do conhecimento.
Já havia aprendido a transferir estes estágios evolutivos de Piaget, fazendo o paralelo destes com os níveis de aprendizagem da leitura e escrita segundo Emília Ferreiro.
Aplicar estes estágios evolutivos em Estudos Sociais foi uma novidade em minha aprendizagem e sei que será de grande valia em minha prática pedagógica.
Postado por
Unknown
às
15:17
0
comentários
Marcadores: Estudos Sociais.
Luz e sombra.
Esta atividade de Ciências foi bastante interessante em aplicar com meus alunos. Quando falamos em sombra, temos a certeza que sabemos qual é o significado desta palavra. Ao levar os questionamentos para meus alunos, aí sim vi como era complicado redigir cada resposta, até para mim, que sabia muito bem o que é luz e sombra!
Os questionamentos foram os seguintes:
* Para haver sombra, é necessário haver luz?
* Sombra é o mesmo que escuro?
* O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias?
* Há atividades que só são feitas no claro?
* E no escuro?
* A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?
* Como definir sombra?
Brincamos no pátio, à luz do Sol, e na sala de aula, fechada, à luz das lâmpadas e os alunos, após experimentarem utilizando as próprias partes de seus corpos (mãos, pés, cabeça...) e também objetos para interceptar a luz, fizeram várias observações bastante interessantes, até obtermos todas as respostas.
Eles adoraram as atividades.
Aproveitei o dia seguinte para irmos ao pátio outra vez e observarmos os troncos das árvores. Constataram que em um lado os troncos tinham "musgos", que era o lado que eles viram tinha sombra por mais tempo. Procuramos a informação e achamos a resposta: este seria o lado Sul e assim localizamos os outros pontos cardeias. Num outro dia confirmamos com a professora de Geografia se estávamos certos.
Eles adoraram pesquisar e descobrir.
Postado por
Unknown
às
14:49
0
comentários
Marcadores: Ciências.
Número e operações.
As atividades com números e operações também foram muito interessantes. Adorei fazer a primeira. Elas ficaram assim divididas.
Atividade NO1
* "Onde há números em sua vida? Para que você os usa?"
Atividade NO2
* Leitura de texto "A base de todas as operações".
* Leitura de texto: "Conta de cabeça".
* Uma maneira de contar nos dedos.
* Proposta de atividade para ser adaptada.
Atividade NO3
* Questões para o grupo: "Como vocês trabalham as quatro operações com seus alunos? * Quais são as maiores dificuldades apresentadas por eles? Como vocês as "contornam"?
* Proposta de uma atividade.
Atividade NO4
* Manipulação de objetos envolvendo Campo Aditivo;
* Leitura de um texto sobre estrutura aditiva;
* Criação de uma atividade;
Atividade NO5
* Leitura de um texto sobre campo multiplicativo;
* Sugestões de atividades;
* Elaboração de uma atividade que trabalhe com o Campo Multiplicativo;
Atividade NO6
* Parecer sobre atividade dos colegas;
De todas as atividades deste bloco a que mais gostei foi a NO6 pois gosto de interagir com outras pessoas e outros grupos e pude "visitar" os wikis das colegas de outros polos, amizades feitas lá no primeiro semestre, e ver suas sugestões.
Sempre trabalhei com material concreto com minhas turmas, mas foi ótimo repassar todos os conceitos de forma organizada. Adorei relembrar o quadro de cem que a Marta postou na página de seu grupo (São Leopoldo).
Postado por
Unknown
às
05:41
0
comentários
Marcadores: Matemática.