quinta-feira, 24 de julho de 2008

Tempo e espaço.

Assunto muito vasto, confesso ainda não o ter trabalhado em minha sala de aula tanto quanto deveria.
Como já tinhamos visto na Representação do mundo pela Matemática, reforçamos o aprendizado de que "o espaço se apresenta para a criança de forma essencialmente prática: ela constrói suas primeiras noções espaciais, por meio dos sentidos e dos movimentos. Esse espaço percebido pela criança - espaço perceptivo - possibilitará a ela, mais adiante, a construção de um espaço representativo."

O que foi mais relevante para mim neste assunto, foi aprender que todas as etapas do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, cujos estágios eu já havia aprendido na Matemática, também se aplicam nesta área do conhecimento.
Já havia aprendido a transferir estes estágios evolutivos de Piaget, fazendo o paralelo destes com os níveis de aprendizagem da leitura e escrita segundo Emília Ferreiro.
Aplicar estes estágios evolutivos em Estudos Sociais foi uma novidade em minha aprendizagem e sei que será de grande valia em minha prática pedagógica.

Nenhum comentário: