Nossa primeira aula presencial de Estudos Sociais (Tecendo os fios de nossa memória) foi prática e dinâmica. Levamos nosso material de memórias e participamos ativamente da aula nos organizando em grupos por assuntos e expondo nossas memórias ao grande grupo. Teve até uma rica exposição com todo o material que levamos para a aula. Esta primeira aula já nos foi um grande exemplo do que e como deveríamos fazer em nossas aulas.
Na segunda aula, via Rooda, estudamos as Concepções subjacentes do fazer docente no ensino de Estudos Sociais para os primeiros anos do Ensino Fundamental, o que os alunos aprendem em Estudos Sociais, o que é importante ensinar, como ocorre a relação professor x aluno, as metodologias utilizadas, o planejamento: o que é importante considerar para sua execução, como pode ser organizado,e como é a relação entre conhecimentos prévios, experiências de vida e conteúdos.
Vimos que todo planejamento deve prever situações diárias, deve partir das experiências e saberes dos alunos, relacionando estas experiências e saberes aos novos conceitos a serem trabalhados dentro e fora da sala de aula; visitas e entrevistas e atividades deste tipo são primordiais nas aprendizagens em Estudos Sociais.
Mais do que em qualquer outra área de conhecimento, o planejamento em Estudos Sociais deve ser flexível e aberto a mudanças e o(a) professor(a) deve ter em mente que a base da aprendizagem de todos os conceitos e conteúdos está na história do próprio aluno.
Todo o educador planeja a partir da bagagem que carrega consigo: bagagem intelectual, afetiva, emotiva. Bagagem constituída ao longo da vida, através de nossas vivências, esquecimentos e lembranças. Bagagem que nos constitui como pessoas que têm a capacidade de sonhar.
Hoy, soy argentino desde niño :-)
Há um ano
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