Esta atividade de Ciências foi bastante interessante em aplicar com meus alunos. Quando falamos em sombra, temos a certeza que sabemos qual é o significado desta palavra. Ao levar os questionamentos para meus alunos, aí sim vi como era complicado redigir cada resposta, até para mim, que sabia muito bem o que é luz e sombra!
Os questionamentos foram os seguintes:
* Para haver sombra, é necessário haver luz?
* Sombra é o mesmo que escuro?
* O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias?
* Há atividades que só são feitas no claro?
* E no escuro?
* A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?
* Como definir sombra?
Brincamos no pátio, à luz do Sol, e na sala de aula, fechada, à luz das lâmpadas e os alunos, após experimentarem utilizando as próprias partes de seus corpos (mãos, pés, cabeça...) e também objetos para interceptar a luz, fizeram várias observações bastante interessantes, até obtermos todas as respostas.
Eles adoraram as atividades.
Aproveitei o dia seguinte para irmos ao pátio outra vez e observarmos os troncos das árvores. Constataram que em um lado os troncos tinham "musgos", que era o lado que eles viram tinha sombra por mais tempo. Procuramos a informação e achamos a resposta: este seria o lado Sul e assim localizamos os outros pontos cardeias. Num outro dia confirmamos com a professora de Geografia se estávamos certos.
Eles adoraram pesquisar e descobrir.
Hoy, soy argentino desde niño :-)
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário