sábado, 6 de junho de 2009

Método Clínico - 1ª aplicação.

Foi uma experiência muito interessante aplicar o Método Clínico Piagetiano com a colega Elci, que trabalha na mesma escola que eu (e que a Silvia e a Lucele). Todas nós adoramos a experiência! Foi excelente!! Aplicamos a prova de Conservação da massa – quantidades contínuas em um aluno meu de 6 anos. Eu apliquei e a Elci observou e fez as devidas anotações. Ficamos tão motivadas que trocamos os papéis e aplicamos a prova de Conservação do Número com uma aluna minha, também com seis anos de idade;
Durante os anos em que atuei com a Classe Especial, apliquei a prova de Conservação do Número, mas sempre sozinha. Gostava de fazer o parâmetro entre os níveis em que meus alunos se encontravam com os estágios evolutivos segundo Piaget, pois isto me dava uma colocação melhor do desenvolvimento cognitivo de cada um de meus alunos. Em dupla a experimentação foi muito mais eficiente! Em dupla e sozinhas com o aluno testado, nosso olhar é mais direto sobre ele, chegando a ser um momento de intimidade, cumplicidade e maior confiança.

Com a aplicação das provas pudemos evidenciar sua importância e entendermos na prática o que aprendemos teoricamente. Com certeza, depois da experiência prática que tivemos, ao ler o que Piaget escreveu sobre os estágios de desenvolvimento, nossa leitura será muito mais recheada de significados, além de se tornar mais prazerosa!

Um comentário:

Melissa disse...

Ótima postagem Janete.
Bem arguumentada e claramente evidenciada.
Parabéns
Beijos
Melissa