sábado, 6 de junho de 2009

Método Clínico - 2ª aplicação!

Elci e eu já havíamos feito a alternância de papéis em nossa primeira aplicação do Método Clínico, de tão empolgadas que ficamos com o resultado obtido. Em nossa segunda aplicação, escolhi um de meus alunos que apresenta maior dificuldade cognitiva e a prova de conservação de massa novamente.

Logo de início, meu aluno parecia muito nervoso enquanto eu o conduzia para a sala onde aplicaríamos o Método Clinico Piagetiano. Ao sentar a minha frente estava bastante inquieto, se mexia muito na cadeira, demorando a acomodar-se, demostrando insegurança. Olhava tudo a sua volta, demorando a ficar “olho no olho” comigo. Estava bastante confuso em suas respostas iniciais, mas após minhas exemplificações e o “olho no olho”, entendendo então o que era quantidade, sua “confusão” foi se dissipando e começou a responder com mais segurança às perguntas feitas.

Em relação a esta segunda aplicação, ressalto a importância de não ter muita gente durante a aplicação da prova e o quanto isso ajuda a tranquilizar nosso aluno. A questão do olhar de pesquisadora, procurando compreender cada movimento do aluno ao invés de avaliá-lo também é muito importante.

Sei que o objetivo da aplicação não é o de organizar o pensamento da criança, mas as situações que promovem sua reflexão podem auxiliá-la a tomar consciência das coisas que a rodeiam, dos fenômenos que acontecem, da lógica em si e por isso é muito importante que tanto nós, educadores, quanto os pais proponham diversas atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que desafiem a criança a pensar, a buscar respostas, a agir e interagir!

Tanto a professora Ana quanto a Analissa me colocaram sobre o significado emocional que um momento como este pode ter para o aluno, no sentido dele ter um olhar individualizado sobre ele, uma atividade diferente, com duas ou três professoras só para ele! Com certeza isso pode ter um significado de investimento de carinho, afeto, atenção, que fazem a criança se sentir muito especial, produzindo efeitos benéficos em sua auto-estima.

Desde a primeira aplicação observei a importância de vivenciarmos os dois momentos, que são igualmente necessários para a compreensão e o entendimento dos processos cognitivos do aluno e seus movimentos, pensamentos e ações no decorrer da aplicação do Método Clínico.

Posso reafirmar que foi uma experiência maravilhosa, que mudou o rumo deste meu aluno em sala de aula, transformando-o.

Vamos repetir a experiência, agora com uma aluninha que também apresenta problemas no desenvolvimento cognitivo, desta vez com mais experiência e mais confiantes em nós mesmas.

Um comentário:

Melissa disse...

Ótima postagem :-)
Ambas MC 1° e MC 2° estão completas e bem escritas, apresentando claramente sua reflexão sobre o seu aprendizado.
Parabéns.
Beijinhos
Melissa