domingo, 28 de junho de 2009

Transformação.

Este final de semana estava arrumando o meu quarto, quando achei meus quatro cadernos de 2006, cada um de uma das interdisciplinas do primeiro semestre do nosso curso. Parei o que estava fazendo para ler cada um deles. Fui me lembrando de como tudo me parecia tão difícil "naquela época". Muitas colegas até desistiram do curso! Eu anotava tudo: cada proposta de atividade, links importantes e muitas outras coisas pois ainda não sabia como utilizar o computador para tudo isso. Tive que rir de algumas de minhas anotações (algumas dá até para rir muito), do tipo:
...
- No Rooda, clicar em "Disciplinas" e entrar no espaço da interdisciplina na qual desejo inserir o link;
- Em seguida clicar no meu Webfólio e clicar em "inserir link", aparecerá duas caixas retangulares, uma ao lado da outra;
- No campo "nome do link", na primeira caixa, digitar "Atividade 1";
- No campo "link", na segunda caixa, remover o texto "http://" que já está lá na caixa e colar o link copiado do meu Blog, clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "colar";
- Colocar este link nas duas interdisciplinas.
...
Esse foi só um exemplo!
Através da reflexão que fiz ao visualizar minhas primeiras (arcaicas) anotações no curso, pude constatar o quanto cresci em minhas aprendizagens acadêmicas e nas minhas aprendizagens quanto a utilização do computador e todas as ferramentas que ele oferece. Hoje tenho todas as interdisciplinas organizadas separadamente em pastas, que estão agrupadas por semestre. Tenho organizado no meu Pbwork toda a minha trajetória na UFRGS. Mantive meu Blog do primeiro semestre como blog pessoal e através dele fiz diversas amizades virtuais, até em outros países do mundo.
Educação é mesmo transformação!

2 comentários:

Melissa disse...

Uma linda postagem, Janete.
Emocionante :-)
Parabéns!
Vou indicar teu texto para leitura ;-)
Beijos
Melissa

celilutz1 disse...

Oi Janete:
É... a colinha funcionou! Tu podes muito bem dizer: antes eu fazia assim, agora faço assim...
É muito bom poder olhar para trás e ver o caminho que já foi trilhado e perceber o tanto que foi agregado.
A Melissa fez bem em recomendar a leitura da tua postagem.
Abraço.
Celi