domingo, 28 de junho de 2009

Questões em Duplas.

Ao ler a proposta da sexta atividade de Filosofia, achei que seria muito ruim realizá-la. Aquele "ping-pong" de questionamentos e respostas parecia que não daria certo. Ainda não havia feito a quinta atividade, pois me desanimara considerando o texto de Adorno de difícil compreensão; eu não queria prejudicar o trabalho de minha colega de dupla. Ao receber as questões da colega Susana me reanimei pois precisava respondê-las. Também precisava enviar as minhas questões para ela, o que fiz bem na data limite da resposta. Reli o texto de Adorno com um outro olhar, buscando as respostas para os questionamentos da colega e, embora tenha achado algumas colocações pessimistas, achei-o então muitíssimo interessante, baseado em uma triste realidade.
Fazer o paralelo deste com o texto de Kant foi uma proposta bastante inteligente.
Analisarmos as respostas uma da outra foi a oportunidade de refletirmos ainda mais sobre nossas colocações anteriores.
Kant é mais otimista em seus prognósticos para a Educação. São várias as colocações dele que pudemos citar em nossos trabalhos de duplas. Muitas das quais são maravilhosas. Destaco aqui uma das mais lindas:
A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está sempre melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espécie a seu destino. A Providência quis que o homem extraísse de si mesmo o bem e, por assim dizer, desse modo lhe fala: "Entra no mundo. Coloquei em ti toda espécie de disposições para o bem. Agora compete somente a ti desenvolvê-las e a tua felicidade ou a tua infelicidade depende de ti".
Encerro esta minha postagem com um outro pensamento:
"Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam". (Edmund Burke)
A Educação é uma arte. O professor é um artista... Vamos então fazer de tudo para que o bem triunfe.

3 comentários:

celilutz1 disse...

Olá Janete:
Muito belo o recorte que fizeste do texto de Kant. Agora... o que a escola tem feito para tornar realidade as palavras desse pensador? Especialmente, na tua sala de aula, como as contribuições de Kant tem te auxiliado no trabalho com os alunos?
Abraço.
Celi

Unknown disse...

Oi Celi!
Coloco para você o mesmo que respondi ao questionamneto do Gérson: "Complemento então que em meu ambiente escolar procuro fazer com que meu aluno desenvolva suas potencialidades em todas as áreas. Promovo atividades que colaborem com a construção de seu desenvolvimento moral, propiciando momentos em que meu aluno possa verbalizar seus anseios, sonhos e angústias, momentos em que tenha a oportunidade de refletir sobre seu modo de vida, sobre seus hábitos e atitudes, verbalizando suas reflexões; conversamos sobre a família que temos hoje e a que podemos construir amanhã. Tento elevar sua auto-estima, valorizando cada construção, tudo num ambiente de carinho, respeito e alegria."
Só lamento que nossas escolas ainda sejam tão "conteudistas" e muitas atividades maravilhosas, muitas vezes são julgadas como "perda de tempo"...
Abração!

celilutz1 disse...

Oi Janete:
Mas vamos em frente. Tudo que se faz com carinho, com dedicação tem retorno mais cedo ou mais tarde.
Grande abraço e maravilhoso domingo.
Celi